HISTÓRICO

O Engenho Laje Bonita localiza-se no município de Quipapá, Zona da Mata Sul de Pernambuco, é banhado pelo riacho Duas Barras cujo leito é formado por uma única laje que mostra sua beleza em vários lugares no curso de suas águas, o que originou o nome do engenho. O riacho também forma o açude, as bicas e os vários recantos de beleza ímpar. Adquirido por volta de 1890 por Carlos Leocádio Vieira que construiu o engenho de rapadura na mesma década. Inicialmente movido por tração animal (burros de carga), a sua famosa Roda D’água foi construída alguns anos mais tarde com ferro fundido trazido da Inglaterra por navio.


Nessa época também se iniciou a destilação de cachaça artesanal de alambique. Em 1949 a propriedade foi herdada por seu filho Bival Leocádio Vieira que manteve a tradicional produção de rapadura que era comercializada nas feiras de Caruaru, Quipapá, Garanhuns e outras cidades da região, mas interrompeu a produção da cachaça. Em 1990 o seu neto Paulo Fernando Vieira assumiu a administração da produção e hoje, herdeiro da propriedade, mantém a tradição secular de dedicação à produção de rapadura com incremento de novos produtos como a rapadurinha em tabletes de 20,5g e em barra piramidal de 80g, o mel de engenho e ainda retomou a destilação da cachaça artesanal de alambique.


O processo de fabricação é uma herança do período colonial. É um processo artesanal e tradicional na região passado de pai para filho através de várias gerações. A utilização dos recursos naturais (cursos d’água, declive do terreno), o tipo de combustível escolhido (bagaço seco de cana-de-açúcar) como alimento da fornalha e a tração animal para o transporte da cana-de-açúcar, reduz significativamente os custos de produção.


O esforço de manter todas as tradições não nos impediu de conjuntamente atender as demandas exigidas por lei e pelos consumidores. Desta forma a industrialização da produção nos moldes formais de empresa se deu em 1991 com o atual herdeiro Paulo Fernando Vieira, desenvolvendo atividades no ramo dos alimentos naturais produzidos à base de cana-de-açúcar. Nossos produtos são devidamente registrados pelo Ministério da Saúde, embalados, etiquetados com código de barras e empacotados em caixas de embarque. Assim conciliamos a tradição ao cuidado com o nosso público consumidor.


Agora a comercialização é feita também em supermercados de toda a Região Nordeste, restaurantes, lojas naturalistas, delicatesses, prefeituras (para merenda escolar), mercearias e outros pontos comerciais que possuam clientes em potencial para o produto.


A rapadura é um produto alimentício regional e seu fabrico já foi uma das principais atividades no Nordeste do Brasil é geradora de expansão e desenvolvimento econômico no interior do estado pernambucano. Hoje, o Engenho Laje Bonita é um dos poucos sobreviventes da antiga tradição.

 

 


Para saber mais sobre nosso Turismo Rural acesse nosso blog www.engenholajebonita.blogspot.com

Onde fica?

Veja como chegar
BR 104, KM 133, Zona Rural, Quipapá Pernambuco CEP 55415-000

Atendimento ao Cliente

(81) 9.9292-5052 (claro)
(81) 9.9696-6401 (tim)
© Engenho Laje Bonita. Todos os direitos reservados.
Angulare fez esse site