HISTÓRICO

O Engenho Laje Bonita localiza-se no município de Quipapá, Zona da Mata Sul de Pernambuco, é banhado pelo riacho Duas Barras cujo leito é formado por uma única laje que mostra sua beleza em vários lugares no curso de suas águas, o que originou o nome do engenho. O riacho também forma o açude, as bicas e os vários recantos de beleza ímpar. Adquirido por volta de 1890 por Carlos Leocádio Vieira que construiu o engenho de rapadura na mesma década. Inicialmente movido por tração animal (burros de carga), a sua famosa Roda D’água foi construída alguns anos mais tarde com ferro fundido trazido da Inglaterra por navio.


Nessa época também se iniciou a destilação de cachaça artesanal de alambique. Em 1949 a propriedade foi herdada por seu filho Bival Leocádio Vieira que manteve a tradicional produção de rapadura que era comercializada nas feiras de Caruaru, Quipapá, Garanhuns e outras cidades da região, mas interrompeu a produção da cachaça. Em 1990 o seu neto Paulo Fernando Vieira assumiu a administração da produção e hoje, herdeiro da propriedade, mantém a tradição secular de dedicação à produção de rapadura com incremento de novos produtos como a rapadurinha em tabletes de 20,5g e em barra piramidal de 80g, o mel de engenho e ainda retomou a destilação da cachaça artesanal de alambique.


O processo de fabricação é uma herança do período colonial. É um processo artesanal e tradicional na região passado de pai para filho através de várias gerações. A utilização dos recursos naturais (cursos d’água, declive do terreno), o tipo de combustível escolhido (bagaço seco de cana-de-açúcar) como alimento da fornalha e a tração animal para o transporte da cana-de-açúcar, reduz significativamente os custos de produção.


O esforço de manter todas as tradições não nos impediu de conjuntamente atender as demandas exigidas por lei e pelos consumidores. Desta forma a industrialização da produção nos moldes formais de empresa se deu em 1991 com o atual herdeiro Paulo Fernando Vieira, desenvolvendo atividades no ramo dos alimentos naturais produzidos à base de cana-de-açúcar. Nossos produtos são devidamente registrados pelo Ministério da Saúde, embalados, etiquetados com código de barras e empacotados em caixas de embarque. Assim conciliamos a tradição ao cuidado com o nosso público consumidor.


Agora a comercialização é feita também em supermercados de toda a Região Nordeste, restaurantes, lojas naturalistas, delicatesses, prefeituras (para merenda escolar), mercearias e outros pontos comerciais que possuam clientes em potencial para o produto.


A rapadura é um produto alimentício regional e seu fabrico já foi uma das principais atividades no Nordeste do Brasil é geradora de expansão e desenvolvimento econômico no interior do estado pernambucano. Hoje, o Engenho Laje Bonita é um dos poucos sobreviventes da antiga tradição.

 

 


Onde fica?

Veja como chegar
BR 104, KM 133, Zona Rural, Quipapá Pernambuco CEP 55415-000
© Engenho Laje Bonita. Todos os direitos reservados.
Angulare fez esse site